Ofertas Buscapé

domingo, 22 de março de 2015

Albert Einstein: primeiro alquimista do século XX

  1. Ninguém melhor que ele para representar uma geração de pensadores brilhantes e emblemáticos. Ele mesmo - Albert Einstein.
  2. Ele sem dúvida é o nosso primeiro alquimista do século XX. 
  3. Saiba um pouco mais desse grande homem, pelos seus sucessos mas, sobretudo, pelo seu valor.
  4. Albert Einstein
    Físico Teórico
Albert Einstein nasceu em Ulm, na Alemanha, em 14 de março de 1879. Foi humanista e físico, naturalizou-se suíço e posteriomente radicou-se nos Estados Unidos. Tornou-se mundialmente conhecido pelo desenvolvimento da Teoria da Relatividade, e celebrizou-se graças à famosa equação E = mc2, que representa a equivalência entre massa e energia.
Entre 1902 e 1909 trabalhou em um escritório de patentes em Berna, na Suíça. Doutorou-se em 1905 e a partir de 1909 tornou-se professor de universidades em Zurique, Praga e Berlim. Ainda em 1905 publicou seus primeiros trabalhos sobre a interpretação matemática do movimento browniano, sobre o efeito fotoelétrico, a equivalência entre massa e energia e começou a expor os fundamentos da teoria da relatividade especial.

Estes temas promoveram uma mudança espetacular e revolucionária na concepção do mundo físico baseado na geometrização espaço-tempo. Em 1921 recebeu o prêmio Nobel de física, pela sua interpretação do efeito fotoelétrico.

Seu trabalho teórico possibilitou o desenvolvimento da energia atômica, apesar de não prever essa possibilidade. Em 1939 advertiu o presidente Roosevelt, dos Estados Unidos, numa famosa carta sobre o perigo dos avanços obtidos pela Alemanha em pesquisas em energia nuclear, o que determinou a organização do Projeto Manhattan, de onde partiu a idéia da criação das primeiras bombas atômicas. Apesar de sua contribuição para a investigação bélica, foi um pacifista militante. Como homenagem, seu nome foi atribuído a uma unidade usada em fotoquímica, o einstein, e a um elemento químico, o einstênio.

Sua fama excedeu a de qualquer outro cientista na cultura popular: "Einstein" tornou-se um sinônimo de gênio, com um toque de excentricidade. Foi eleito pela revista Time a “Personalidade do Século” e seu rosto é um das mais conhecidos em todo o mundo. Em 2005 celebrou-se o Ano Internacional da Física, em comemoração aos 100 anos da publicação dos quatro mais importantes artigos cientifícos da física do século 20. Einstein faleceu em Princeton, Estados Unidos, em 18 de abril de 1955.

ALBERT EINSTEIN - OBRAS

Obra

Científica

* Movimento Browniano, 1905
* Efeito Fotoelétrico, 1905
* Teoria Especial da Relatividade, 1905
* Teoria Geral da Relatividade, 1916
* Investigações sobre a Teoria do Movimento Browniano, 1926
* Evolução da Física, 1938

Literária

* Como Vejo o Mundo, 1922-1934
* Sobre o Sionismo, 1930
* A Minha Filosofia, 1934
* Meus últimos anos, 1950
* Escritos da Maturidade, 1934-1950
* Notas Autobiográficas

Nenhum comentário:

Postar um comentário