Ofertas Buscapé

quarta-feira, 25 de março de 2015

Isaac Newton: o maior cientistas dos últimos mil anos.

Isaac Newton foi um personagem muito importante na história da ciência, principalmente nas áreas da física e da matemática. Nascido em 1643, mesmo ano da morte do físico Galileu Galilei, em uma pequena cidade localizada na Inglaterra, Newton foi um gênio da sua época. Além de física e matemática, ele estudou filosofia, astronomia, alquimia, teologia, astrologia entre outras ciências. Ele, juntamente com vários outros cientistas e pensadores da época, acreditavam que o estudo dessas ciências possibilitaria a compreensão e estudo dos fenômenos naturais.

Newton ficou muito conhecido por todos os trabalhos, pesquisas e investigações experimentais que realizou. As investigações experimentais eram cheias de rigor matemático, e se tornaram um verdadeiro modelo de investigação para as ciências dos séculos posteriores. Dentre os muitos trabalhos que Isaac Newton elaborou, podemos citar:

• O desenvolvimento da série de potência de um binômio, que hoje é conhecido pelo nome de binômio de Newton;
• A criação e desenvolvimento do cálculo diferencial e cálculo integral, o que é uma ferramenta muito importante para o estudo dos fenômenos físicos. Além de ser ele o criador dessa ferramenta, foi também ele quem a utilizou pela primeira vez;
• O estudo sobre os fenômenos óticos que possibilitaram a elaboração da teoria sobre a cor dos corpos;
• O estudo das leis dos movimentos, lançando as bases da Mecânica;
• O desenvolvimento das primeiras ideias sobre a Gravitação Universal.
Por Marco Aurélio da Silva
Fonte http://www.brasilescola.com/fisica/um-fisico-chamado-isaac-newton.htm

O maior cientista dos últimos mil anos




O que não sabemos sobre Isaac Newton?

O que poucos sabem, e que vamos falar durante dezenas de artigos de nosso site Biografia de Isaac Newton, é sobre a complexidade de Isaac como pessoa.
Todos devem imaginar o quanto ele se dedicava as ciências exatas, pois criou (paralelamente à Leibniz) o Cálculo Integral, Leis Gravitacionais, Ótica e outros assuntos. O que poucos sabem é que ele dedicou bem mais ao estudo e experimentos em Alquimia.
Também se dedicou aos estudos bíblicos. Mas no sentido de entender, sob a luz da racionalidade, o principal livro cristão.
Por conta desse estudo, arriscou muito sua carreira, pois renegava os costumes cristãos.
Ao contrário da maioria dos cientistas, que vinham de famílias ricas, tradicionais ou com experiência acadêmica, Isaac Newton nasceu no campo, numa família tipicamente rural. Nunca quis essa vida, e durante sua vida praticamente negou suas origens.
As anotações de Newton nos revelam um Isaac perturbado, extremamente compulsivo, que não estudava, mas sim se entregava, muitas vezes de uma maneira doentia, a tudo aquilo que lhe intrigava, desde o que conhecemos hoje como Física (antes conhecida como Ciências Naturais), aos mistérios ocultos da natureza (geralmente coisas nada científicas).
Essa compulsão, que hoje podemos ver e entender melhor sob à luz da Psiquiatria, revelou um Isaac Newton obsessivo com seus trabalhos, colocando-os acima de tudo e de todos, fazendo ter crises nervosas, além de experiências arriscadas (inclusive, com seu próprio corpo). Por vezes quase chegou à loucura irreversível, além de ter ficado dias cego por uma experiência com a luz do sol.
Suas experiências com alquimia e opiniões religiosas, se tivessem sido descobertas, poderia ter sido vistas como magia negra, e isso na época era abominável. Ou seja, Isaac colocou não só sua carreira profissional mas como sua vida em risco.
Quem vê o rigor, beleza, simplicidade e clareza na Matemática de Newton, dificilmente vai acreditar em seus estudos sobre seitas e profecias de povos antigos.
Por diversas travou duelos de inteligência com seus contemporâneos, geralmente os fazendo se sentirem ridicularizados, humilhados e inferiores, o que revelou um Newton extremamente egoísta e com um ego poucas vezes visto.
Zelava, em excesso, por essa imagem de homem sério que não se incomoda com coisas e pessoas supérfluas.
O que ele fazia, acreditava e como funcionava era algo muito confuso, por vezes contraditório. Afinal, como poderia um gênio da Matemática se dedicar ao estudo da Numerologia ? Como uma pessoa que usou de extremo rigor matemático tentava e afirmava ter criado a pedra filosofal? Não sabemos.
Mas acredite, esse ser confuso é Sir Isaac Newton.

Fonte: http://www.biografiaisaacnewton.com.br/2013/10/O-que-sabemos-sobre-Isaac-Newton.html





Nenhum comentário:

Postar um comentário