Ofertas Buscapé

sábado, 21 de março de 2015

Breaking Bad: A Química do Mal


Breaking Bad: A Química do Mal (2008–2013) 

  1. Breaking Bad foi uma série de televisão dramática americana criada e produzida por Vince Gilligan. A série foi exibida originalmente nos Estados Unidos e no Canadá pelo canal de televisão por assinatura AMC. Wikipédia
    1. Primeiro episódio20 de janeiro de 2008
    2. Episódio final29 de setembro de 2013



A Química nunca foi tão exaltada!!

Calma, calma!! Esse não é um blog sobre cinema ou coisa do tipo. Apenas encontrei nessa série um ótimo motivo para impulsionar esse assunto tão intrigante: alquimistas do século XX.

Sinópse: Walter White é um professor de química na casa dos 50 anos que trabalha em uma escola secundária no Novo México. Para atender às necessidades de Skyler, sua esposa grávida, e Walt Junior, seu filho deficiente físico, ele tem que trabalhar duplamente. Sua vida fica ainda mais complicada quando descobre que está sofrendo de um câncer de pulmão incurável. Para aumentar rapidamente a quantidade de dinheiro que deixaria para sua família após sua morte, Walter usa seu conhecimento de química para fazer e vender metanfetamina, uma droga sintética. Ele conta com a ajuda do ex-aluno e pequeno traficante Jesse e enfrenta vários desafios, incluindo o fato de seu concunhado ser um importante nome dentro da Agência Anti-Drogas da região.

No meu entendimento, essa série revelou o quanto é importante entender a Química enquanto parte fundamental do nosso dia a dia mas, sobretudo, o quanto ela é importante para a humanidade. Infelizmente, o drama se dá numa trama de ilicitudes diversas reunindo crimes de toda natureza e acaba desviando um pouco a atenção dos espectadores quanto a sua maestria. Mas, quem disse que ficarei aqui falando das habilidades do professor Walter White ou do enigmático Heisenberg. Quero na verdade, iniciar um diálogo sobre as principais mentes brilhantes no mundo da Química que transformaram os nossos modos de pensar e de viver.



A química já começou sem sucesso do ponto histórico, uma vez que seu principal representante, a mais de 2400 anos, fora considerado um louco, devido aos seus conhecimentos avançadíssimos para aquela  época. Será???

A mais de 300 a.C. um tal de Demócritos, em plena Grécia,  empolgado pelos ensinamentos de seu mestre Tales de Mileto, tentou defender a tese de que "Todo o Universo é formado de átomos". 
Quando tento explicar isso hoje, na sala de aula do século XXI, adivinha! Ninguém me entende. E quando pergunto para um jovem estudante se gosta de Química a resposta é direta: éeeeekkkkaaaa. 

Mas, desde quando a química se faz presente em nosso dia a dia? 
Como seria nosso dia a dia se as ideias de Demócrios fosse aceita pelos gregos?





O fato mais importante praticado pelo homem nessa época foi a descoberta do fogo, atritando dois pedaços de madeira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário